Existe destino?

Essa é uma pergunta que fiz a vida inteira, mas nunca chegaremos a uma resposta, porque a vida sempre nos dá novas respostas, nada é exato, tudo é passível de mudança. E se temos o direito de escolha, como poderemos ter algo pré-determinado? Imagine, todos os dias quando acordamos, escolhemos desde abrir ou não abrir os olhos, levantar-se, escolhemos o caminho do trabalho, escolhemos trabalhar ou ficar em casa, tudo tem no mínimo 50% de escolha, sim e não, no mínimo. Pense na engrenagem de um relógio, uma trabalhando junto da outra, se houver apenas uma mínima modificação em uma delas, tudo muda, não tem jeito, é assim que funciona com as nossas escolhas, se escolhermos algo, por mais insignificante que possa parecer, toda a vida pode mudar, como se diz, em um piscar de olhos. Então tudo em nossa vida tem o livre arbítrio, tem a escolha que quisermos, mas e onde está o famoso destino? Tendo este cenário, como pode caber um destino? Por outro lado, impossível achar que não exista algo assim, algumas coisas acontecem em nossas vidas que não dá pra duvidar, que independem de nossas escolhas, mas seria muito estúpido achar que tudo está pré-determinado, afinal seríamos passivos pela vida, se tudo está determinado, não preciso escolher nada, tudo acontecerá, simples assim. Como chegar num equilíbrio para esta dúvida? Foi quando li algo que me confortou, talvez não seja a resposta final, nem acho que seja, mas ajuda. Imagine uma viagem de férias, você escolhe para onde vai, quando, onde ficará e quanto tempo ficará. No dia de viajar, você decide parar no meio do caminho em outro lugar, e chega depois ou durante a viagem, você não gosta do lugar e volta antes, ou gosta e volta depois, ou acaba nem indo, porque seu trabalho o chamou antes. Tudo depende de o que você vai escolher, estava ali, tudo pré-determinado, mas suas escolhas mudaram tudo, ou não, você fez exatamente como o planejado. Acho que é assim que o destino age em nossa vida, existem algumas coisas que são pré-determinadas, mas depende da sua escolha para elas acontecerem, e o tempo também, pode acontecer, antes, depois ou exatamente como planejado. Só saberemos esta resposta no final de nossas vidas, isso se houver final, porque eu acredito que nossas almas são eternas.

Comments

Paulecca said…
Engraçado, estava pensando isso ontem quando uma pessoa me disse "o que tem que ser será". Será mesmo?
Qual o ponto em que aceitar isso significa se acomodar e qual o ponto em que não concordar significa dar murro em ponta de faca?
Anonymous said…
Putz Paulinha, vc pegou exatamente o ponto que eu quis dizer...mas acho q não tem resposta....rs
Anonymous said…
Fui eu q respondi, sou meio tosca com isso aqui ainda...rs

Popular posts from this blog

Você não percebe ou não quer perceber?

Música

Chorar de saudades