Comunicando

Eu fiz faculdade de Comunicação Social, lá a gente aprende tudo sobre comunicação, mensagem, receptor, interlocutor, já nem me lembro mais, mas o fato é que ficamos craques em nos comunicar. Só que naquela época, não existia mensagens de celular, Messenger, Orkut, pouco existia de Internet e emails, e como percebo que a comunicação é algo infinito. Pra começar, você já percebeu que em cada um desses meios de comunicação escrevemos ou falamos de maneira diferente? No Orkut mandamos recado, e dependendo da idade, existe um vocabulário completamente novo, fora as abreviações que vieram do Messenger, como vc, td, ok, tb, bjos, existe realmente uma nova linguagem feita por adolescentes, foram formados de acordo com a fonética, e com a intenção de não se usar acentos, agilizando o processo de digitação. Sla, naum, vlw, toh, ak, respondi; e por aí vai, como uma tia velha, fico perplexa, penso, será que essa criançada saberá escrever corretamente? Porque isso já não é mais abreviação, é uma outra língua, mal consigo entendê-la! Mas, caso a parte, percebo que em cada um desses meios, nós “adultos” escrevemos diferente, não na escrita em si, mas a maneira como falamos, no Messenger, falamos com menos censura do que falaríamos ao telefone, talvez porque não sentimos tanto a outra pessoa, talvez porque escrever seja mais fácil do que falar, e até mais fácil do que um email, porque ele tem resposta rápida, e é interativo, e no email, você pensa antes de escrever, corrige, e no Messenger, tem alguém esperando. Quando você manda um sms por celular, é outra forma ainda, você manda uma mensagem rápida, quase um aviso. É muito engraçado, em cada lugar, um formato na sua comunicação, qual será a próxima?

Comments

Paulecca said…
Fer, "vc" percebe que este tema é praticamente uma tese de metrado né?
No momento, eu queria aquelas corujas e aqueles aviões de papel, estilo "torpedo", da turma do harry Potter!! Ao menos, não serei dependente nem de energia e nem de créditos no telefone! Bjs
Anonymous said…
este mundo esta realmente louco, imagine tem gente que tenta amizade pela net, mon dieu, alucinacao total... abraco do teu quase amigo virtual (se nao fora as barreiras...)
Paulecca said…
Fer, por que vc não coloca seus textos do NaCalifa aqui no seu blog?
Então Paulinha, lá a proposta é falar sobre relacionamento, e aqui sobre qualquer assunto...mas "brigada" assim mesmo.

Popular posts from this blog

Você não percebe ou não quer perceber?

Música

Chorar de saudades