Compromisso (Tem que ser selado, registrado, avaliado...)

Quando eu era criança a palavra compromisso não fazia parte do meu vocabulário, aquilo era algo de adultos que se ouvia em conversas de trabalho, algo como “precisamos marcar este compromisso”, ouvia ao telefone, de longe e nem pensava neste assunto, parecia coisa séria.

Hoje em dia quando ouço alguém dizer que assumiu um compromisso, enrugo a testa e olho torto, compromisso? Que coisa mais chata assuma um namoro, um caso, um rolo, um casamento, mas um compromisso? Tenho a impressão de estar falando com aqueles policiais (nada contra policial) que chamam as pessoas de “elemento”. Acho que acaba se tornando uma obrigação, uma coisa pesada, tipo, é, agora eu sou comprometido, ou seja, agora tenho obrigações e coisas chatas.

Não é a toa que várias pessoas acabam tendo medo de compromisso, posso me incluir entre elas, o que é gostoso é estar com a pessoa por prazer, por pura vontade e não pelo compromisso, e é isso que as pessoas não entendem, que o rótulo na verdade não diz nada, que o bom é estar junto de alguém porque se tem vontade e quando tem vontade, independente do rótulo assumido. Além do que o rótulo traz uma falsa segurança, de que assim que se assume não há mais o risco de se perder, o que é um erro, porque a conquista tem que ser eterna, e o rótulo não é garantia de nada.

Mas todo mundo espera que seja assumido um rótulo para que a partir daí possa se cobrar. É aí que o relacionamento começa a ficar chato, porque o que era gostoso no começo era justamente a liberdade e a independência que o casal tinha e que se perde com o rótulo, às vezes tenho a sensação que muita gente assume o tal compromisso mais pela cobrança de amigos e familiares do que pela própria vontade.

Acabo me tornando repetitiva e até falando de coisas que já falei em outros textos, mas a verdade é que o que é bom não se deve mudar, e o começo é sempre a parte boa, é onde está mais puro, sem vícios, é onde acontecem as coisas mais espontâneas.

Por outro lado, não nego que quando você assume um relacionamento, você passa a ter algumas responsabilidades, mas nem acredito que seja a partir do rótulo, é natural, afinal é o famoso respeito que se tem pela outra parte, e isso acontece, não se tem à necessidade de cobrar, muito menos de se rotular. Viva mais leve a vida, curta o momento e apesar de ser um pouco contra essa frase, mas, o que tiver que ser será.

Texto escrito em 2003

Comments

Popular posts from this blog

Você não percebe ou não quer perceber?

Música

Chorar de saudades