De pensar morreu um burro

Desde pequena meu pai falava isso para mim, e é verdade temos o péssimo hábito de achar que todas as pessoas pensam como nós, ou seja, achamos que sabemos o que os outros estão pensando e agimos de acordo com esse pensamento.

Complicado? Muito! Então um bom exemplo, ele me liga com uma voz estranha, acho que ele está bravo comigo, respondo seca, brigo por algum motivo e desligo. A verdade era que ele estava ligando com a voz estranha porque tinha gente ao lado e ele não podia falar, mas já imaginei ser algo muito pior e arrumei uma encrenca.

É muito fácil agirmos conforme o que pensamos ao invés de falar e questionar, mas as coisas ficam confusas, não há diálogo, por mais que se ache que exista. Uma amiga mesmo me confessou que adorava o cara que ela estava saindo, que tudo nele era bom, o papo era bom, ela se sentia bem ao lado dele, etc, mas que ela nunca sabia “qual era a dele” que ele não falava nunca sobre isso, que era muito fechado, eu disse, então fala com ele, ela disse, pergunto pra ele qual é a dele? Eu disse um não bem sonoro, e respondi, que tal se você falasse pra ele o que você sente? Ela se surpreendeu, pois é fácil jogar a pessoa na parede, difícil é falar o que sente. E no final ela estava agindo conforme o que ela pensava que ele pensava dela, muito confuso, mas todas as pessoas fazem isso, e não reparam.

Vivo repetindo para uma outra amiga, ela sempre reclama que o “rolinho” dela não ligou, e já fala que ele não gosta mesmo dela, que ele nunca diz nada, fica com um bico enorme, pergunto então quantas vezes ela ligou para ele, quantas vezes ELA disse que gostava dele ou que estava com saudades? Ela fica sem graça e nem responde. Afinal ela estava reagindo com ela mesma, pois em nenhum momento ela tinha certeza sobre o que ele estava pensando, ela imaginou o que ele pensava sobre o assunto e reagiu a isto, e de repente, ele estava pensando completamente o contrário.

Jogo de adivinhação não é legal, e de pensar morreu um burro, se você não perguntar, não vai saber, se você não disser, não vai ouvir, isso sim é um diálogo, não ficar discutindo aonde vão sair, que acaba virando uma baita discussão, mas no final, era apenas uma frustração que você descontou numa outra hora com um motivo completamente banal.

Simplesmente, seja sincero com você mesmo, o que você quer de um relacionamento? O que você quer da pessoa que está ao seu lado? Essa pessoa sabe disso? Você não acha que essa pessoa é um dos maiores interessados neste assunto? As coisas serão muito mais simples do que você possa imaginar, afinal, todos nós temos inseguranças, traumas e frustrações, e se pudermos dividir com a pessoa que está ao nosso lado, fica muito mais gostoso, e melhor, pode ser que dê certo!

Como diria meu pai, de pensar, morreu um burro! Texto escrito em 2002

Comments

Popular posts from this blog

Você não percebe ou não quer perceber?

Música

Chorar de saudades