Expired in

Comprei uma geladeira a semana passada, linda, garantia de 1 ano, perfeita, cheiro de nova, mas aquela geladeira me fez pensar uma coisa, por que as garantias são tão breves? Alguém já dizia, nada é eterno, será que não? Eu ainda acredito em eternidade, talvez eu seja uma romântica, mas acho que você pode ter um sentimento para o resto da vida, o que diz que um sentimento pode acabar? Garantias, como eu disse, ninguém tem, quando eu tinha uns 15 anos, a irmã mais velha de uma amiga disse para nós duas, que ninguém tem garantia de nada, você pode ser casado há anos, ter filhos, mas virar a esquina para comprar pão e se deparar com o amor da sua vida. Aquilo me deixou chocada, era uma verdade muito forte pra aquele momento, pra aquela idade onde eu queria muito acreditar em eternidade. Mas hoje eu penso, que essa pode ser uma visão pessimista das coisas, por que não pode ser o contrário? De repente, encontrarmos alguém que amamos de verdade e querer ficar com essa pessoa até o fim de nossas vidas, e dar certo até o fim, isso pode acontecer também não é impossível. Olhar o lado pessimista faz parte, mas só olhar o lado pessimista está errado, acho que sim, existe uma razão naquilo que se diz, tudo tem um começo um meio e um fim, mas não significa exatamente o fim do amor, pode ser um fim do ciclo, de uma fase, e assim por diante, posso estar enganada, mas não acredito em fim do amor, acho que se acabou é porque nunca existiu, e se você disser que ainda sente um carinho, esse carinho pode ser o amor que você já sentiu pela pessoa e achou que tivesse acabado, como uma gratidão, ele não deixou de existir, apenas se modificou, você não quer mais essa pessoa como parceira, mas não se deixa de amar, apenas modifica, agora se você não sente mais nada, talvez você nunca tenha amado. Não é possível que tenha que ter data de validade, amor é tudo igual, o que você sente pelos seus pais, pelo seu namorado, pelo seu cachorro, o que pode mudar é a maneira como você sente, por isso acho que amor não acaba, mesmo que sua mãe te encha o saco, você não deixa de amá-la, mesmo que seu cachorro tenha morrido a 15 anos, você não deixa de amá-lo então porque com o seu parceiro seria diferente? Acho que o amor é o sentimento mais complicado, difícil de poder explicar, claro que nenhum sentimento é muito fácil de explicar, mas o amor, nem sentindo temos certeza de que é isso, você sabe quando você começa a amar? Ou mesmo, quando termina de amar? Talvez ficar pensando nisso, faz com que deixemos o amor uma coisa concreta, mas não é. Gosto de citar a música do Djavan, “por ser exato, o amor não cabe em si, por ser encantado, o amor revela-se, por ser amor, invade e fim” Acho essa a melhor definição de amor. Posso não estar certa, acho que quando o assunto é amor, não há certo e errado, mas pelo menos de alguma maneira, se pensarmos que há a possibilidade de ser feliz, talvez seja mais fácil de alcançar a felicidade, sem garantias, mas também sem prazo de validade. Texto escrito em 2002

Comments

Popular posts from this blog

Você não percebe ou não quer perceber?

Música

Chorar de saudades