Mania de Possuir

Sabe, quando gostamos muito de uma pessoa, a ponto de querer ficar todos os dias com essa pessoa, todas as horas possíveis, isso é muito bom. Mas existe um limite, quando estamos junto de alguém, estamos somando e não completando, às vezes isso é difícil de entender, somos outro e não um único ser.

Muitas vezes, por gostar tanto não permitimos que a pessoa que está ao nosso lado seja ela mesma, podamos, cobramos, e acabamos “moldando” da maneira que queremos, mas adianta? Você gosta de quem? Da pessoa que você conheceu ou dessa pessoa que você inventou? Por diversas vezes sufocamos o parceiro, não permitindo que ele faça algo que sempre fez, colocamos regras, impondo horários, datas para se fazer isso ou aquilo. O relacionamento deixa de ser espontâneo, ele já não estará ao seu lado porque gosta, mas sim porque aquele dia é dia de namorar e somente as quartas feiras você poderá sair com seus amigos. Você não trás mais novidade pro seu parceiro, pois você não vive mais, senão em função dele, deixa de sair com os amigos, deixa de viver a sua vida, pra viver a vida dele.

Acho que devemos ser mais naturais, deixar as coisas acontecerem, fluírem, viver dia após dia, é claro, mas também, terem metas em comum, parceiros, como uma equipe, onde se respeita a individualidade.

Num começo de namoro por exemplo, você não dá bronca, porque é novo e fica chato, agora, por que você faz isso depois? Se antes você considerava errado, agora não é mais, só porque você criou intimidade? Claro que não, cada um deve ser da mesma maneira como era, o amor é uma coisa tão simples, o que complica é a insegurança, o medo, a falta de auto-estima, orgulho, ciúme e por ai vai. Escolher alguém que terá a tarefa de fazer com que você se sinta melhor, e ainda perturba essa pessoa para que lhe dê atenção 24 horas por dia, até o ponto que a pessoa se nega. Sufoca qualquer um não é mesmo?

Agir com honestidade e sinceridade também vale, afinal, tem um dia que você não quer ver o seu parceiro, simplesmente quer ficar só, ou simplesmente não quer fazer nada, não é que você deixou de amar, o ideal, é você dizer isso, e dizer sempre a verdade, não meia desculpa, com medo de arrumar encrenca, talvez você nem arrume uma encrenca naquele momento, mas você acaba entrando num beco sem saída, o da mentira, que mais dia menos dia se volta contra você, pois se você não jogou honesto desde o começo, depois não adianta vir querer cobrar algo que você não foi. Acabamos com a criatividade, você não é mais você e sim alguém que você inventou pra agradar a outra pessoa.

Muitas vezes, por achar romântico, por amor mesmo, acabamos nos anulando, deixando de fazer o que gostamos para agradar ao outro, não é ruim agradar o outro, mas é ruim desagradar você, esse simples desagrado vai virando uma bola de neve, que no final é jogada contra a pessoa que está ao seu lado.

Pra finalizar, acho que todos nós devemos ser primeiro honestos com nós mesmos e depois com nosso parceiro e se acostumar a falar a verdade, por mais que doa, um dia você vai agradecer de ter sido sincero, e ai sim, o amor vai fluir gostoso, pois haverá uma segurança natural neste relacionamento, ninguém pertence a ninguém, não ache que qualquer rótulo é garantia de alguma coisa, você só mantém alguém ao seu lado com amor, respeito, confiança e muita amizade. Texto escrito em 2002

Comments

Popular posts from this blog

Você não percebe ou não quer perceber?

Música

Chorar de saudades