Papai Mamãe e Titia

Família, esses nós não pudemos escolher, mas é nestes que encontramos o amor verdadeiro, sem interesse, a ajuda descompromissada, o apoio a qualquer momento. Mas e quando esse amor ultrapassa a linha da individualidade?

Muitas vezes uma mãe ou um pai não sabe o limite de opinar sobre o relacionamento dos filhos, e como somos criados com a teoria de que o pai e a mãe só querem o melhor pra gente, acabamos por deixar que eles se intrometam. Mas só porque eles nos amam e são nossos pais, significa que eles estão certos? Acredito que devemos sempre escutá-los, mas não deixar que seja uma verdade sempre, devemos analisar como qualquer conselho que ouvimos de alguém, e saber que por serem nossos pais, o que eles menos querem é que a gente sofra, e por isso às vezes acabam por nos proteger em excesso.

Já vi muitas mães ciumentas acabarem com relacionamentos de seus filhos, por competirem com suas noras, o que precisamos entender, porque afinal um dia estaremos também do outro lado, é que o amor de nossos filhos, jamais acabarão, e que não precisamos competir, nem pra ser melhores do que nossas noras e nem por serem melhores que nossas sogras, são simplesmente amores diferentes.

O lado masculino é um pouco diferente, o homem tem medo de que suas filhas sofram com algum homem “malvado” que vai aprontar com elas o mesmo que algum dia ele já aprontou, o que ele não sabe, é que elas sabem se virar, e também terão que aprender a se defender, afinal, só vivendo é que aprendemos.

O engraçado é que entre mãe e filha e pai e filho não existe tanto essa intromissão, acho que os pais acabam se vendo nos filhos e torcendo pra que seja feito uma ou outra coisa. Claro que nesse sentido acabam se intrometendo por projetar na vida dos seus filhos a vida que queriam pra si, e precisam ver que essa é a sua vida e não a deles, claro, não precisa ser grosso assim, risos.

Bom, moral da história, família é família, devemos amá-los incondicionalmente, mas devemos saber que eles também são passíveis de erros e que todo ensinamento que eles tem vieram dos seus avós, que por sua vez vieram dos seus bisavós, e que também muito provavelmente nunca pensaram em como criar realmente, pois não vem com manual de instrução, e mesmo que viesse, dá uma preguiça ler... Texto escrito em 2003

Comments

Popular posts from this blog

Você não percebe ou não quer perceber?

Música

Chorar de saudades