Solidão

Existem muitas músicas que falam sobre solidão, eu particularmente adoro letras de música, acho que elas dizem muito, mas neste caso acho que a solidão é uma palavra que é usada sempre negativamente. Quando pensamos nisso, já vem aquela imagem hollywoodiana, de um piano bar, uma música de fossa, e o cara bebendo encostado no balcão. A solidão pode ser uma coisa boa, muitas vezes é na solidão que nos encontramos, eu gosto de estar comigo, e apenas comigo de vez em quando, quando preciso gastar um tempo, me conhecer, me divertir sozinha, aproveitar para arrumar uma gaveta antiga, ver fotos, reler cartas, desenhar. Existem pessoas que temem a solidão, será por que não podem se suportar? Não quero dizer que devemos ficar sempre sozinhos, mas de vez em quando é bom, é quase uma higiene mental. Como dizia o Cazuza, que a "solidão é pretensão de quem fica escondido fazendo fita", e é o que eu acho, uma pessoa que se diz solitária, é porque não está bem consigo mesma, e o problema não está nos outros, como num planeta onde existem milhares de pessoas, você não possa estar com alguém quando estiver com vontade? Simplesmente quando estiver em dívida com você mesmo, e enquanto você não resolver o seu problema, e só você pode resolver com você, ninguém ficará ao seu lado; isso mesmo, é como uma venda, se o vendedor achar aquele produto horrível, você acha que ele consegue vender? Então, funciona assim com a gente também. A solidão faz bem se for usada na medida, ninguém deve ficar o tempo todo rodeado de gente, porque isso também está errado, se você não é capaz de ficar sozinho às vezes, é porque está fugindo de você mesmo. Como tudo na vida, devemos procurar o equilíbrio, ficar sozinho e ter muitos e muitos amigos, porque é uma delícia saber que você pode contar com eles, e que também, são eles que nos divertem, nos ajudam muitas vezes, e também saber ficar sozinho, afinal, não existe no mundo ninguém mais interessante do que você mesmo. E por favor, que isso não seja um exemplo de narcisismo, mas se você não gostar de você mesmo, quem vai gostar? texto escrito em 2003

Comments

Popular posts from this blog

Você não percebe ou não quer perceber?

Música

Chorar de saudades