Me mordo de ciúme

Ciúmes, sentimento estranho, como definir? Pela definição do Aurélio: “sentimento doloroso, causado pelas exigências de um amor inquieto, pelo desejo de possuir a pessoa amada, pela suspeita de infidelidade, zelo”. Mas na minha definição, é falta de confiança, falta de estima em si próprio, insegurança. Por que? Porque se você confia na pessoa que está ao seu lado, não há porque ficar com dúvidas e sentir ciúmes, se a pessoa te ama, e não dá demonstrações CONCRETAS do contrário, por que se sentir assim? Porque de repente, você não acredita e você mesmo, só pode ser isso.
Claro, existe um ciuminho normal, de possessão mesmo, de achar que a outra pessoa é sua, e que por isso não pode olhar para os lados, apenas por vaidade própria, o fato de gostar, não lhe dá propriedade sobre ninguém.
Tenho uma amiga que não deixa o namorado ler Playboy, me diga que mal há nisso? Todos os homens deste planeta gostam de ver uma mulher nua, mesmo sabendo que aquilo já é quase um desenho, de tanto photoshop que já foi usado, mas não importa, é fantasia, e ele vai realizar com quem? Com a mulher que está ao lado dele, óbvio, que lhe dá apoio, confiança. E se ela o proíbe, talvez ele não compre mais e nem tenha em casa, mas vai dizer que ele não dá uma olhada no escritório? Que ele não fuça na internet?
Ciúme é bobagem, e só corrói um relacionamento, faz mal, é como uma ferrugem. Imagine, uma pessoa que desconfia de você o tempo todo, sem você nunca ter aprontado, fica na sua marcação, toca o celular e ela já te olha com um olhar de “quem é?"
Algumas pessoas acham que o ciúme é prova de amor, mas o ciúme, pode acabar com o amor, transformando em uma separação. Li uma frase interessante, se você fizer as contas vai ver que sofreu mais com as pessoas que amou do que com aquelas que nos odiavam.
Confiança é a palavra chave, pois se você confia no outro e principalmente em você mesmo, as coisas são bem melhores, para os dois lados. Se a pessoa quer te trair vai te trair a qualquer momento, não é no futebol à noite, é na feira de sábado de manhã, é na hora do almoço daquela quinta feira, não tem como seguir os passos de ninguém, então a recomendação é viva e deixe viver, coleira só é bom pra cachorro, e olhe lá! Texto escrito em 2003

Comments

Popular posts from this blog

Você não percebe ou não quer perceber?

Música

Chorar de saudades